Saiba mais sobre o Caleidoscópio Clivan Hospital de Olhos
34anos


1º Congresso Internacional de Oftalmologia da Bahia foi um sucesso

Data: 15/11/2009

Durante os dias 13 e 14 de novembro, o Othon Palace Hotel, em Salvador sediou o I Congresso Internacional de Oftalmologia da Bahia. O evento foi um sucesso e superou as expectativas da Comissão Executiva, formada pelos oftalmologistas Ivan Urbano, Jorge Rocha e Luis Magalhães, representando, respectivamente, Clube do Olho, Grupo de Retina da Bahia e Instituto Brasileiro de Oftalmologia e Prevenção da Cegueira (IBOPC).

Muito bem-organizado, o evento foi destaque nas mídias local e nacional. Nada mais justo, para um evento grandioso que contou com a participação de 65 palestrantes de notória experiência. Destes, dois eram internacionais: Lawrence Chong, dos Estados Unidos, e Oscar Cuzzani, do Canadá, além de palestrantes de 11 estados brasileiros. Todos com amplo conhecimento teórico e prático, disseminaram com maestria os seus ensinamentos com os congressistas presentes.

As apresentações foram feitas por módulos, sendo divididos em catarata, cirurgia refrativa, retina e vítreo, visão subnormal e uveítes, glaucoma, córnea, óculo-plástica e lentes de contato. A programação contou também com assuntos administrativos, que foram discutidos durante o Fórum de Saúde Ocular e Administração em Oftalmologia, onde Dr. Ivan Urbano, na oportunidade, divulgou a Proposta de Lei de implantação do Teste do Reflexo Vermelho, também conhecido como Teste do Olhinho. A programação do Congresso foi contemplada com a apresentação de casos clínicos e interessantes discussões de experts em cada tema.


Na ocasião, também, aconteceu o 1st Meeting Retina Vitreous Sugery Update CBF Chong´s Brazilian Friends – ALUMNI que é resultado da união dos ex-fellows e amigos do renomado colega e especialista em retina e vítreo Dr. Lawrence Chong. O próximo encontro ocorrerá em agosto de 2010, na Cidade de Campinas, São Paulo.

Após a abertura oficial do Congresso, a comissão executiva homenageou o Professor Humberto de Castro Lima, que foi um dos exponenciais da Oftalmologia da Bahia e fundador do IBOPC, instituição que comemora os 50 anos de sua existência. Desde a sua fundação, a entidade se dedica à prevenção e ao tratamento de doenças oculares, além de formar novos profissionais através da residência médica.

A programação social foi animada pela Banda Máquinas na Pista e contou com as participações especiais dos músicos Armadinho e André Macedo, ambos filhos e sucessores de um dos criadores do trio elétrico, Osmar Macedo. A festa foi simplesmente arrepiante! O Othon Palace Hotel se transformou numa
verdadeira festa de largo, com direito a baianas servindo acarajés, abarás, cocadas e outras iguarias da culinária baiana.

No repertório, músicas que marcaram antigos carnavais, como Chame Gente, Atrás do Trio Elétrico, Brasil Pandeiro, Bloco do Prazer, Chão da Praça, além de clássicos da MPB, como Brasileirinho e o internacional Bolero de Ravel, dentre outros sucessos. Com certeza, além da parte científica, que foi primorosa, também ficará na lembrança dos participantes a grande noite de festa.


Atenção: Voltamos a atender exclusivamente pelo telefone 71 3330.6222

Unidade Garibaldi
Av. Anita Garibaldi, 1815
Sala 417 B - 4° Andar
CME Centro Médico Empresarial
Ondina - Salvador - BA
Central Única de Atendimento
71. 3330.6222
Seg. a sex. - 7h30 às 19h00
Sábado - 8h00 às 14h00

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player