Saiba mais sobre o Caleidoscópio Clivan Hospital de Olhos
34anos


Cuidado redobrado com os olhos durante o verão

Data: 09/02/2011

Cuidado redobrado com os olhos durante o verão

É comum durante o verão, muitas pessoas comprarem óculos de sol de má qualidade, vendidos por ambulantes. Esta prática, porém, pode provocar alguns problemas e, por isso, devemos tomar alguns cuidados. O uso de lentes inadequadas e sem garantia pode provocar dor de cabeça, dor nos olhos, lacrimejamento e desconforto visual, afirma a oftalmologista Dra. Alessandra Peltier Urbano.

Em relação aos óculos de sol, vale ressaltar que é necessária a proteção efetiva de filtros para os raios ultra-violetas. Ela ainda alerta que doenças na retina (como, por exemplo, a degeneração macular relacionada à idade - DMRI) podem ter como fator agravante, além de outros, a queimadura pelos raios ultra-violetas solares.

Visitar regularmente o oftalmologista é essencial para identificar o grau dos óculos através da refração, ato exclusivamente médico. A sua realização por leigos constitui, portanto, exercício ilegal da medicina. Vale lembrar que na consulta com o oftalmologista o paciente também é submetido a outros exames, como a medida da pressão intra-ocular (importantes para o diagnóstico do glaucoma), mapeamento de retina (importante para o diagnóstico de diabetes, hipertensão arterial sistêmica, descolamento de retina - entre outros), biomicroscopia (importante para o diagnóstico de catarata, uveíte, doenças na córnea, olho seco, etc.). Ou seja, nem sempre a visão embaçada decorre apenas da necessidade de óculos.

Ela pode ser conseqüente à manifestação de outras doenças. Apenas o oftalmologista está habilitado a fazer o diagnóstico correto, a prevenção e o tratamento destas doenças.

A partir da avaliação clínica oftalmológica, poderão ser necessários exames complementares, como por exemplo: campo visual, Tomografia de Coerência Óptica (OCT), topografia corneana, paquimetria, microscopia especular, dentre outros.

Conjuntivite
Outro risco que advém da aglomeração de pessoas, muito comum durante o verão, é a conjuntivite viral, afirma Dra. Alessandra Peltier Urbano. Ela alerta que hábitos simples como lavar as mãos constantemente, evitar tocar os olhos, o nariz e a boca com as mãos sujas podem diminuir as chances de contágio e transmissão dessa virose.


Atenção: Voltamos a atender exclusivamente pelo telefone 71 3330.6222

Unidade Garibaldi
Av. Anita Garibaldi, 1815
Sala 417 B - 4° Andar
CME Centro Médico Empresarial
Ondina - Salvador - BA
Central Única de Atendimento
71. 3330.6222
Seg. a sex. - 7h30 às 19h00
Sábado - 8h00 às 14h00

Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player